sábado, 5 de março de 2011

O Diabo Veste Prada


Gosto de ler chick-lits por que eles são meio vazios. Afastam-me do mundo e dos problemas. Também, filmes do tipo romance bem meloso eu  assisto muitas vezes quando estou sozinha. É um lado meu um pouco masoquista. E para explicar como funciona essa relação, vou ter que falar desse livro com MEGA SPOILER. Não diga que eu não avisei.

Andrea é uma jornalista recém-formada que quer tentar a carreira em Nova Iorque. Em meio a muito glamour, consegue uma entrevista na revista Runway, que é uma revista de moda. Embora a moda não faça parte do mundo de Andrea, ela resolve encarar o emprego com a promessa de que se ficar 1 ano terá indicação para trabalhar no jornal ou revista que quiser. Mas a vaga é de assistente de Miranda Priestly. A mulher que vem ditando a moda nos últimos 11 anos. E a função pode ser não só atender o telefone, anotar recados, agendar reuniões, mas também buscar o almoço, fazer o trabalho escolar das filhas, levar o cachorro no veterinário e qualquer outra coisa que possa imaginar. Tem dois pontos altos que fazem parecer que Andy vai perder o emprego: achar uma mesinha que Miranda viu numa vitrine de alguma rua de Nova Iorque e conseguir o manuscrito do novo livro de Harry Potter.
Bom, muita coisa muda na vida de Andy. O que nos faz pensar até que ponto iria por uma oportunidade na carreira, mesmo que tenha que aguentar um emprego que é um sufoco. E quais são suas reais opções e escolhas para atingir um objetivo sem mudar seus valores.
Andy tem personalidade forte, não perde tempo reclamando da vida. Se esforça para se superar sempre. Mas esquece que a todo momento está tomando decisões e todo tempo acredita que não teve escolha e a decisão já havia sido tomada por outrem. Ela apenas aceitou. Seus amigos e o namorado, não são tão amigos assim, para curtir o que ela está vivendo.
Eu li o livro já faz um tempo e já tinha assistido o filme algumas vezes. Gosto muito das personagens da Anne Hathaway desde "O Diário da Princesa". Esse filme é muito legal pelos figurinos e os eventos, os cenários... Não sei se prefiro Nova Iorque ou Paris. O escritor que eu imaginei no livro era bem diferente do que o ator do filme, mas indubitavelmente é encantador. O filme é bastante fiel ao livro. As pequenas mudanças não mudam o rumo da história. A sequência de ações que é um pouco diferente. E as cenas cômicas ficaram ótimas. Confesso que entendi melhor a história da última vez que eu assisti o filme. E acho que agora deveria ler o livro de novo. Ele não é tão vazio como imaginava. É impressionante como tem pontos de vista que estão lá, escondidos e não vemos.
Recomendo como uma leitura leve, sem compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.