segunda-feira, 7 de maio de 2012

Casamento

Não vou falar de um livro com esse nome, mas como o casamento é retratado na literatura.
A grande maioria das mulheres tem uma relação desgastada em relação ao casamento. Pode ser um sonho ou o objetivo de vida como em "Vestida para Casar", que supera qualquer outro exemplo.
E não é muito diferente do que é descrito em "Orgulho e Preconceito" ou em "Emma" mas com a diferença de dois séculos. Todos os livros de Jane Austen giram em torno da necessidade das mulheres em encontrarem um bom casamento.
A curiosidade é que depois dos anos 70, que o casamento quase foi abolido (em termos de convenção social) pelo movimento hippie e a emancipação da mulher, a situação ficou muito estranha.
A maioria dos romances chick-lit têm a pretensão de apresentar os conflitos da mulher moderna, independente e tal, mas aparentemente é um exercício muito complicado expressar o casamento neste contexto. Por exemplo, na série de livros da Becky Bloom, Luke Brandom é um anjo da guarda na vida de Becky. Será que ela não é uma paginação moderna dos mesmos conflitos de Cinderela? Então, por que os livros deste tipo sempre acabam em casamento? Aparentemente, o casamento continua sendo a maior busca da mulher moderna, determinante para a sua felicidade.
A primeira vez que li "Melancia" achei se tratar de algo diferente disso tudo já que começa com o fim do casamento de Claire. Mas então aparece Adam, que é encantador, e o ex-marido só era o cara errado e não uma mudança de valores das mulheres. Não nego que Melancia me abriu para uma literatura que eu não conhecia.
Sempre que volto a ler Jane Austen continuo achando uma história grandiosíssima para a época em que foi escrita. Mas o que mudou na visão do casamento nos dias de hoje? Acredito que quase nada.
Podemos nos divertir com as trapalhadas de "Bridget Jones" ou se admirar com o glamour de "O Diabo veste Prada" e retornar para a linguagem aberta de "Sex and the City" e ainda estamos num mundo que só é completo com uma feliz relação a dois. (Cuidado se sua referência for só vídeo ou também o livro). Talvez não através de um casamento tradicional, mas ainda preso aos mesmos valores arraigados. Acredito que mesmo a mulher moderna, independente e tal, sente a necessidade de se sentir feliz em todos os aspectos da vida e por isso a necessidade do relacionamento. E não há mal nenhum nisso.
Eu realmente acredito que pode existir (ou vir a ser escrito) algo novo, e justamente por isso gosto tanto de ler romances e chick-lit na tentativa de encontrar. Mas na maioria das vezes, quando eu termino o livro, fico com a sensação de que ainda refletem um pouco mais do mesmo com suas pequenas variações.
Bom, reforço que esta é apenas uma reflexão única e exclusivamente minha. Embora todas as obras que citei eu já tenha lido ou assistido (mais de uma vez inclusive), nem todas estão resenhadas e caso as sejam, farei os links para facilitar a visualização e principalmente, permitir que entendam melhor o meu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.