quarta-feira, 9 de maio de 2012

Não Leia essa Carta

Bom, a primeira impressão que tive na leitura deste livro é que a escrita é muito gostosa. A história é narrada por Andrew e ele começa narrando a vida de seu pai, explicando a escolha de seu nome e falando sobre sua amizade com Lorenzo.
Apesar de tudo se passar na Flórida, Andrew e seu pai adoram futebol e acompanharam os jogos da Copa de 1986.
Bom, na verdade, Charles, pai de Andrew é um fugitivo da cadeia, um assassino especializado em crianças adotadas e casais em que a mulher tem mau gosto. E como fugitivo, ninguém pode saber de seu paradeiro.
Andrew tenta levar uma vida "normal" apesar dos mistérios e crimes que envolvem a vida de sua família, até que um conhecido do trabalho, aparentemente tem como objetivo de vida encontrar seu pai e devolvê-lo à cadeia. E Charles foge.
Alguns dias depois, Andrew recebe uma carta com ameaças e a narração muda bastante. Ele e Lorenzo tentam descobrir quem enviou as cartas misteriosas e vão recebendo novas cartas. A cada carta, uma nova ameaça. A princípio só há um suspeito, mas depois o "raciocínio dedutivo" de Andrew nos leva a outros suspeitos.
Andrew é muitas vezes satirizado por sua inocência e seu medo pelos pais e por Lorenzo e por isso é também muito divertido e atrapalhado. Em sua busca pelo autor das cartas, Andrew tem vários desatinos, desconfia de todos e vai envolvendo cada vez mais pessoas em torno das ameaças. No fim, ele consegue descobrir o autor das cartas, mas o final é surpreendente.
Ao meu ver, parece serem duas partes, a primeira, antes do início das cartas e a segunda, depois da primeira carta. Na primeira parte, Andrew conta como se fosse um "flashback". A segunda parte, embora também esteja narrando o passado é como se nesse momento o narrador deixasse de ser onisciente e não conhecesse o autor das cartas.
As cartas eram enviadas para o Andrew e para o Lorenzo, embora não seja a mesma, ambas cartas têm o mesmo conteúdo, o que foi algo divertido de constatar na busca de alguma pista.
Apesar de corrida, esta foi uma leitura bastante prazerosa.
Este livro foi cortesia do autor Darlan Hayek Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.