quarta-feira, 20 de junho de 2012

João & Maria


Logo no começo senti saudades da minha adolescência e dos tempos da faculdade. Tem muito de mim no João e muito de mim na Maria.

A pobre Maria iludida se apaixona platonicamente pela estrela de rock eminente, João.
Impressionante como a falta de experiência e de amor próprio coloca a Maria num namoro (em que ela não acredita) com o Pedro, assim como não acredita no amor correspondido como o dos romances da literatura e das letras de música. Já João, que se entrega para a vida e procura curtir da melhor forma possível, embora muito carinhoso e romântico, acaba se tornando mulherengo após sofrer um desilusão.
Depois que o Pedro propõe casamento à Maria e sugere que ela faça seu TCC sobre a banda de João, que é seu amigo da faculdade, Maria passa a encontrar João e os outros integrantes da banda quase que diariamente. Só que entre encontros e discussões, os sentimentos de ambos ficam diferentes, confusos.
Embora muito diferentes, em um aspecto são iguais: não acreditam em relacionamentos, mas por motivos muito diferentes. João e Maria disputam subliminarmente quem tem a melhor compreensão de um bom relacionamento sendo que ambos aparentam não conhecer, baseado em ideias preconcebidas e experiências vividas de forma obtusa.
Este livro foi escrito por dois autores em capítulos alternados. Cada autor narrou a história do ponto de vista de um dos personagens (Ana Paula para a Maria e o Marcos para o João). Um ponto muito bom é a sincronicidade dos autores, já que nem dá para perceber a diferença dos capítulos do João para os da Maria além da diferença natural de personalidades. Uma coisa que me surpreendeu e me deixou perdida algumas vezes foi a narração dos fatos pelos dois pontos de vista. Provavelmente por estar desacostumada com esse tipo de escrita, estranhei as "voltas no tempo" de quando iniciava um novo capítulo e estava sendo narrado um fato que eu já tinha lido no capítulo anterior. Falta de esperteza pelo excesso de sono.
Confesso que eu me apaixonei por essa história e embora não seja super fã de rock, pelo menos da forma como eles vivem, é a trilha sonora perfeita para esse romance.

Esse livro foi uma cortesia dos autores no blog do livro para alguns blogs e fico feliz que o Velocidade de Tartaruga tenha sido escolhido entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.