segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Item 17: Voltar ao Museu da TAM

Quem já assistiu "Uma Noite no Museu 2" deve lembrar como é mostrado o Museu do Ar e Espaço do Smithsonian. Já estive lá e é incrível. Só que eu também já visitei outros museus de aviação.
Aqui no Brasil, o Museu mais importante é o MUSAL no Campo dos Afonsos/RJ. Estive lá duas vezes com diferença de dois anos. 
Outro museu da FAB que conheço é o MAB em São José dos Campos/SP que também fui algumas vezes (mais de três) mas que é bem menor. São propostas diferentes de qualquer jeito. Este tipo de museu nos Estados Unidos tem praticamente em qualquer cidade que tenha um aeroporto.
O principal museu particular no Brasil é o Museu TAM em São Carlos/SP. A primeira vez que eu fui lá foi no ano de inauguração, pouco depois que me formei na faculdade. E é muito diferente dos museus da força aérea. 
Diante das minhas escolhas por atividade profissional acabei por me aproximar cada vez mais da aviação. Não tenho a fixação que vejo em outras pessoas próximas, mas gosto de ver a grandiosidade da máquina.
Já fazia um tempo que eu estava curiosa de voltar lá e ver como está. Em parte porque sempre tem um ou outro que passa por lá e volta contando e em parte porque agora eu entendo muito mais do que antes.
Demorei umas duas semanas refinando se tinha como ir ou não, quanto tempo e quanto ($) sairia a viagem, se o museu estaria funcionando, se tinha alguma restrição, lugar para comer, facilitação e etc.
Aproveitamos a necessidade de ir à São Carlos entregar a geladeira para passar no museu. Saímos muito cedo, com o carro carregado, deixamos a encomenda, almoçamos com o meu cunhado e fomos ao museu. Era importante aproveitar para passar um tempo com meu cunhado e fazer algum passeio na cidade. O fato do dia estar chuvoso acabou sendo propício. Outra preocupação era o cansaço para a viagem de volta. Conversamos bastante e chegamos à conclusão de que desde que voltássemos cedo, daria para fazer.
Passamos quase 3 horas lá, entramos nas aeronaves em que era permitido e saímos com os badulaques de sempre. Tiramos algumas fotos que depois quero comparar com as da outra ida ao museu.
Em área, o museu não cresceu muito, mas muitas seções foram acrescentadas do que eu me lembrava.
Também aumentou bastante as áreas temáticas. Basicamente tinha um hangar com alguns aviões. Já impressionava e muito a restauração feita. As aeronaves estavam com a pintura nova e em condições de operação. O hangar é novinho.
Desta vez ainda tem um memorial com a história da aviação numa riqueza de detalhes que para muitos passa batido. Várias réplicas miniaturizadas dos modelos históricos. O que me pareceu curioso foi a linha adotada para definir os principais marcos. Achei um pouco controverso. Mas em toda a aviação o que mais tem é contradição. A entrada lembra o processo de decolagem da aeronave. Só passando por lá para entender. Também tem uma seção de vídeo sobre a história do fundador da TAM.
Uma parte que eu gostei bastante foi o espaço kids que é uma gracinha. Uma pena que os simuladores não estavam funcionando.
Por fim, a seção de uniformes não consegui visitar. Já estava bastante cansada.
Tem uma parte com modelos (plastimodelos) cuja maior parte foi doação. Infelizmente este é um hobby caro no Brasil. Que bom que tantos se desfizeram de suas coleções para o museu.
E na lojinha, claro, alguns objetos de referência ao museu e à aviação. Tento sempre ser comedida nestes casos, mas saí com meus pacotes.
E assim concluí em 08 de março embora tenha deixado a rascunho parado e apenas agora me dei ao trabalho de revisar e finalizar.
Ainda tenho alguns itens atrasados, mas quero voltar a publicar, bem como concluir mais alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.