quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Meu Escritório Como Devia Ser

Estou abrindo um novo marcador para destacar os itens que fazem parte da minha To Do List.
Talvez eu crie coragem para fotografar e colocar aqui. Um dia.
A primeira coisa está em organizar o escritório que eu concluí aqui a principal etapa.
Para esta organização coloquei como requisito manter no escritório apenas itens compatíveis com escritório.
Foi relativamente fácil convencer a retirar as ferramentas e materiais de reforma e etc do escritório, mas a área de serviço e o depósito são minúsculos. Minha maior restrição era pela presença de material inflamável (em pequena quantidade, claro) mas em alguma variedade. Só foram mantidas as tintas de artesanato (infantil, não sou artesã).
Eu também precisava que os itens escondidos tivessem um espaço e houvesse espaço disponível para receber visitas com algum conforto.
As apostilas, materiais da faculdade e os livros foram para a estante da sala. Apenas os materiais que estão em uso ou que tem que estar disponíveis para o computador estão no escritório.
Então a arrumação:

Móveis. O Escritório é o menor quarto do apartamento. Veio com armário embutido e uma persiana curta na janela. Um dos móveis que veio no apartamento é uma espécie de escrivaninha com uma mesa que recua para o teclado, 3 gavetas e um armário pequeno com portas (aberto atrás). Este móvel é todo o espaço que posso usar com material de escritório e artes. O escritório tem também uma cama com bicama embaixo que serve como sofá e cama de hóspedes. Tem uma colcha escura, os colchões das camas são ortopédicos de tamanho solteiro padrão e as almofadas do sofá são travesseiros espalhados. Além destes dois móveis tem uma cadeira de rodinhas reclinável para escritório preta.

Decoração e Adornos. Tenho dois quadros e dois diplomas nas paredes. Todo o espaço disponível de paredes está de alguma forma ocupado. As portas do guarda-roupa são brancas o que deixa o ambiente parecer um pouco maior. E tem um espelho que sobrou do outro quarto atrás da porta. A capa do sofá e das almofadas são de cores lisas, sem estampas variando em tons de marrom a branco como os móveis. Também tem um computador de mesa (praticamente um item de museu) que funciona, ligado a uma impressora, modem e telefone.

Embalagens de Presente. Na casa dos meus pais minha mãe sempre tinha infinitas sacolas de presentes que mal usava. Depois de mudar para a minha casa continuei acumulando algumas embalagens, mas raramente tenho tempo de preparar um embrulho pra presente. Deixo guardado plásticos adesivos e papéis de presentes, junto com sacolas e outros materiais de presentes no guarda-roupa para alguma eventualidade. Durante um período de tempo que estive recebendo pessoas em casa, eu acabei guardando mais coisa do que precisava, quando precisava nunca tinha e eu não sabia o que tinha. Estava na minha To Do List descer com tudo, separar e organizar. Das 3 prateleiras que tinham as sacolas e embalagens, reduzi para duas. Guardei sacos de panos e TNT e caixas dentro de caixas. Separei mais ou menos as sacolas por tamanhos (grandes, médias e pequenas) e coloquei na caixa maior as miudezas (fitas, cartões e adesivos). Todo ano gosto de comprar alguns para os presentes de natal e algumas vezes esqueci de usar porque não estavam à mão.

Materiais de Escritório. Já havia feito uma grande limpeza e separação de materiais para descartar os que não estão em condições de uso e tenho limitado o espaço para não comprar mais, mas tenho usado muito pouco para dar fim a tudo o que eu tenho. A não ser que eu tenha outra opção e comece a doar tenho material para mais de 10 anos. Meu objetivo é encontrar outro fim ou outro uso para os materiais que eu tenho atualmente e não comprar mais.

Documentos. Eu ainda tenho muito para fazer nos documentos. O que eu consegui foi colocar a maior parte dos documentos nas pastas e jogar fora os comprovantes que não precisam ser guardados. Ainda preciso revirar as pastas para descartar o que não preciso manter e queimar os documentos.

Objetos não Classificados de outra forma. Se eu não consigo classificar imagine como poderia tentar saber o que fazer com eles. É incrível como estas coisas existem e persistem. A minha intenção é rever e reduzir de tempos em tempos tentando tirar outros proveitos destes objetos, mas ao que parece, é mais fácil aumentar do que reduzir. Então provavelmente um dia, num futuro próximo, vou abrir e jogar fora tudo sem pensar.

Enfeites de Natal, Decoração e Afins. Eu limitei o espaço disponíveis para estes itens, mas pelo formato e tamanho das embalagens já estava começando a ocupar mais espaço. Abri algumas embalagens, organizei dentro das caixas, descartei poucas coisas e guardei de volta. Estes são itens que preciso fazer a triagem com frequência. Não tenho muita coisa, mas sei que tenho que cuidar para não exagerar.

Presentes. Nos primeiros anos morando sozinha comecei a me planejar para escolher os presentes e comprar independente das datas. E deixo guardado para entregar nos aniversários ou natal. Muitas vezes acabo deixando para a última hora resolver os presentes, mas sempre tenho alguns presentes em casa. Já aconteceu de eu ter que usar meus livros em sacrifício (os que ainda estão no plástico). E depois que a minha filha nasceu passei a ter que guardar presentes que não tenho como trocar para repassar para outras crianças. Então deixo um espaço no armário para estes presentes. Confesso que este armazenamento seria desnecessário, mas ainda não consegui outra solução. Aos poucos estou me acostumando a sempre conferir o que eu já tenho antes de sair para comprar presentes, principalmente para as festinhas infantis.

Estou numa empreitada de diminuir as coisas que eu tenho para tentar deixá-las em ordem. Alguns destes itens vou retomar em outros tópicos trazendo a minha experiência e mais algumas dicas de organização.
Eu um momento futuro vou tentar quantificar os meus desafios e inserir numa forma de To Do List.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.