quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Materiais de Escritório

Eu tenho fixação por material de escritório. Quando era criança, gastávamos a mesada numa lojinha do shopping que vendia papel de carta, adesivos e coisinhas do tipo. Apesar de eu ter me desfeito da minha coleção de papéis de carta faz mais de dez anos, ainda tenho uma coleção de borrachas, cadernos, algumas agendas, canetas e lápis. 
Eu tenho visto bastante, pela facilidade de comprar estes tipo de produtos no exterior, uns produtos muito bonitinhos, mas não tenho comprado e não pretendo comprar.
Os adesivos eram poucos. Usei como motivação para ajudar minha filha a tirar a fralda. Compramos um caderninho de sticker e ela foi usando para colar adesivo. Aos poucos fui gastando os adesivos que tinha guardado. Ainda tenho algumas cartelas em casa, mas são poucas e penso em mandar para a escola.
Os lápis foram uma forma de eu comprar lembranças baratas que a maioria dos lugares têm. Também tenho vários lápis temáticos que eu não resisti. Só que eu escrevo bastante de lápis, então sempre carrego o lápis e a borracha da vez. Conforme vai acabando, eu troco.
Eu também tinha muitas canetas destas que você ganha de brinde em eventos. Infelizmente (ou felizmente) mesmo que eu quisesse usar até o fim, estas canetas não duram muito e acabei tendo que me desfazer de várias. Ainda tenho algumas a mão na mesa do corredor e mais algumas no porta-lápis do escritório, mas precisei testar e descartar as que estão guardadas. Tem um modelo de caneta que meu pai trouxe dos Estados Unidos e que fez bastante sucesso em casa. Não achei para vender no Brasil, mas quando voltei para lá trouxe duas caixas. Infelizmente também estão acabando. Não sei como vou fazer para comprar mais quando acabar, mas não tenho pressa. Preciso deixar pouca coisa guardada.
Depois que passei a ter que comprar material de escola, tenho um pouco mais de materiais que precisam ser armazenados. Apesar da febre dos livros de colorir, eu não aderi à moda, mas tenho meus próprios desenhos e atividades guardados do curso técnico que fiz. Tenho vontade de voltar a desenhar com alguns materiais e por isso às vezes compro uma coisa ou outra. 
Outra coisa que acontece agora e não acontecia antes era as atividades de tarefa da escola. Não é pedido no material escolar, mas acabamos tendo que usar revistas para recortes, cola, lápis, giz de cera e até alguns materiais diferentes que poderia chamar de artesanato. Procuro improvisar com o que tenho em casa. Uso papéis de presentes, fitas, propagandas impressas que chegam em casa e claro, o lixo reciclável que tiver a mão.
Papéis eu também deixei juntar demais. Alguns cadernos eu me desfiz só mantendo algumas folhas de rascunho que uso como lista de compras ou bloco de notas, mas cada vez mais os celulares estão sendo usados para este fim. Ainda tenho mais nas caixas de papel, mas estas virarão folhas para desenho. 
Nunca mais comprei agenda, a minha última foi de 2013, mas venho utilizando-a como caderno para anotações gerais. E conforme vou usando vou riscando os itens da lista e depois arranco as páginas que não são mais importantes. Faço isso porque gosto de escrever a mão, mas mesmo assim, as minhas anotações são poucas. Recentemente, peguei a agenda que está mais gasta, dividi em seções com aqueles marcadores de páginas por tipo de anotação e separei para usar. Ainda tenho muito caderno para estas anotações, mas ao menos estou usando para um fim.
Também tenho dois cadernos: um para guardar citação de livros e outro para listar os livros que li. É um hábito bobo meio sem motivo, mas descobri que tem bastante gente que anota como eu. Cheguei a comprar um caderninho para dar de presente e resolvi aproveitar para usar para estas anotações quando o atual terminar. Nunca imaginei que isto fosse acontecer mas ele está bem gasto. Dependendo de quanto eu ler em 2016 e 2017, ele acaba.
Tenho tentado reduzir estes materiais limitando os espaços e me desfazendo dos materiais que não estão em condições de uso. Também tenho procurado não comprar mais pelo menos aqueles que eu sei que vencem. 

2 comentários:

  1. Eu bem que estou em uma parecida com essa. Até pouco tempo eu anotava as citações do mesmo jeito mas acabei parando porque estou fazendo muita leitura digital, então não era prático. Mas comprei um caderno pra usar de diário de leitura. Nem sei se alguém ainda faz isso hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto muita gente faz, Emanuelle. Eu tentei fazer um diário de leitura de várias formas, mas acabei com um caderninho. Depois mostro aqui como que eu anoto.

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.