sábado, 12 de dezembro de 2015

Menos é Mais

Esta frase pode ser usada em uma série de contextos. Aparentemente, o que eu vou contar não é nada demais. Mas assim como me pareceu algo grandioso quando assimilei, vim compartilhar um pouquinho.
Onde eu quero chegar...
O grande tormento dos últimos anos e que tem me feito voltar aqui tantas e tantas vezes é a organização. Comecei estabelecendo metas, fazendo listas e coisas assim. Você pode ver algumas coisas pelos marcadores.
Qualquer pessoa deve ter percebido o que eu não tinha reparado e que é o principal motivo da minha dificuldade em avançar: meus números são grandiosos. Ainda que eu faça muita coisa, sempre quero fazer mais. Ainda que eu leia bastante, as minhas listas de leituras são sempre enormes. Ainda que a minha lista de tarefas seja grande, eu formo a expectativa de cumprir a maioria. 
E na verdade, menos é mais.
Quer dizer, é bom eu posso ter zilhões de listas, mas é melhor eu ter uma lista só. Eu posso ter uma lista gigantesca, mas eu não tenho que esperar cumprir tudo. E se eu tiver uma lista menor, eu posso cumprir a maioria e ainda fazer mais um monte de coisa.
Eu não gosto de contar. Eu gosto quando os números aparecem magicamente. Sempre acredito que a conta fecha.
Mas o que eu estou começando a fazer é contar, sequenciar e reduzir. 
Para a minha casa ficar mais arrumada, eu preciso ter menos coisas. 
E a minha To Do List será baseada em ter menos. Menos trabalho, menos coisas, menos preocupação.
Para ter mais tempo, mais sossego, mais alegria e mais vontade de comprar coisas, que serão importantes, por um tempo limitado e depois sairão da minha vida.
Descobri que tenho dificuldade em me desfazer das coisas. Assim como não me incomodo de ganhar coisas de segunda, mas não me vejo comprando algo usado.
Eu não sou uma pessoa acumuladora ou viciada em compras. Não pretendo usar este espaço para fazer terapia e resolver minhas compulsões. Mas descobri que eu preciso de menos coisas para ter menos preocupações.
Em 2016, voltarei a contar outras vezes sobre a minha To Do List e os meus avanços. Vou dividir em categorias, listar, e praticar. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.