sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Item 33: Avaliar todas as roupas que não uso a mais de um ano.

Eu juro que eu ainda não acredito que eu fiz isso. Desde a gravidez tive a expectativa que nem tudo eu voltaria a usar depois que o bebê nascesse. Mas fui adiando e adiando a arrumação do guarda-roupa. Também tenho muita roupa de antes dos trinta que eu não estava bem resolvida se combinava com a pessoa que sou hoje. A verdade é que ser mãe afeta o guarda-roupa não apenas quando alterando a forma de seu corpo, mas também muda o seu estilo. E isso mexeu bastante comigo. Coloquei este item na lista na expectativa de concluir finalmente. Mas não dava coragem de encarar.
Outra coisa que me moveu para este item foi ter visto algumas fotos, de até 10 anos atrás em que eu vestia roupas que eu ainda tenho. Pelo que pude perceber, minhas irmãs estão piores do que eu, têm muito mais roupas antigas. Ao que tenha percebido, naquela amostragem, até que foram poucas as roupas que eu ainda tenho, mas percebi que não podia mais adiar arrumar o guarda-roupa.
Uma das coisas que foi muito positiva este ano, foi conhecer um pouco mais dos meus gostos. Ainda vejo claramente que tenho dificuldade de me desapegar de algumas coisas e jogar fora. Mas estou resolvida o suficiente para encarar esta arrumação do armário.
Aproveitei meus primeiros dias de férias e pedi para a faxineira esvaziar completamente o guarda-roupa do quarto para limpar. Hoje sou capaz de reconhecer que tenho muita roupa e uso apenas uma pequena parcela delas. Mas a parte boa é que reconhecendo isso foi muito mais fácil avaliar as roupas na hora de recolocar no armário.
Novamente precisei dividir a jornada em duas que era muito serviço para fazer sozinha. Fiquei com um pouco de dor nas costas e precisei parar. No primeiro dia, devo ter passado umas duas horas separando, dobrando e guardando. E sobe escada, desce escada, pega isso e aquilo...
Aproveitei para trocar algumas coisas de lugar e para trocar todos os cabides. Ainda que digam que eu fiz a pior escolha, optei por padronizar os cabides com os de metal. São mais finos e não fazem volume como os de madeira e são mais firmes e não entortam como os de plástico se houver um pouco mais de peso, como é o caso de casacos.
No segundo dia foram arrumações mais singelas. Foram mais as gavetas e peças pequenas já que boa parte do resto estava ok. Mas olha que dessa parte da arrumação também separei uns descartes.
Como disse, ainda tenho meus calos que ainda não me resolvi e devo ter que arrumar de novo, mas digamos que 70% está resolvido.
Parte do que estava nos maleiros eu já havia separado, mas agora está bem prático para usar.
Infelizmente, desta arrumação ainda tive que fazer uma pilha de roupa para lavar. E depois ainda tenho uma pilha para costurar, mas finalmente sei tudo o que eu tenho. E o que é melhor: ainda não preciso comprar itens para substituir os que separei para descarte. 
Ainda preciso levar embora tudo o que sobrou, mas infelizmente, gente que possa aproveitar estas roupas têm muitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.