segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Armazenamento de Mantimentos em Uso

A maior parte dos alimentos que compramos não é consumida de uma vez, por isso armazenamos. Produtos como arroz, feijão, farinha, sal, açúcar, café e etc, mesmo que comprados na embalagem de tamanho mais adequado para o consumo, dificilmente não sobra para fazer depois. A partir da preferência de cada família, precisa decidir qual o tamanho do pote para armazenar cada coisa e o que manter armazenado.
Se você for procurar opções de potes, têm muitas. Recomendo os potes de fechamento herméticos ou de rosca que vedem muito bem para impedir a entrada de bichos. Outra opção é manter na geladeira, mas não gosto desta opção.
Uma dica muito boa é preferir as versões transparentes que dá pra ver rapidamente o que é e quanto tem.
Eu tenho dois conjuntos de potes da Sanremo como este da foto que eu acho ótimos, são transparentes, vedam bem e não ocupam muito espaço desnecessário. E eles funcionaram bem pra mim por mais de 10 anos, até eu perceber que não eram suficientes e que eu não tinha mais espaço no armário para colocar mais já que teria que colocar tudo em potes para acabar com os bichos.
Na busca de uma solução, eu percebi que alguns potes eu nunca enchia e que os potes quando empilhados ainda deixavam uns espaços que não cabia mais nada. E resolvi trocar todos os potes para os que me atendessem e tive outra longa saga para achar.
Nada contra potes redondos, mas veja bem, os armários são retangulares, então ocupo melhor os espaços com potes retangulares, ok? A maioria das opções de potes são de base redonda. Nunca reparam no formato dos armários de cozinha?
Outro dilema: preciso de potes de volumes diferentes, mas porque não os potes não podem ter a mesma dimensão da base e variar apenas o cumprimento para permitir empilhar desperdiçar os espaços em volta? Não entendo porque os fabricantes oferecem a oportunidade de conjuntos de potes que cabem uns dentro dos outros para guardar sendo que quando estão ocupado ocupam muito mais espaço.
Bom, para não dizer que não tem opções, achei alguns bem legais. Tem uns da Brinox de acrílico com fecho hermético como este da foto, mas que são muito caros. Acabei comprando apenas alguns pela internet no tamanho menor (1 litro de volume) e combinei com outros do supermercado Extra da marca Finlanken que tem a mesma dimensão da base mas a altura maior (1,4 litro de volume. Consigo mantê-los empilhados embora de dimensões diferentes sem ocupar muito espaço.
A maioria das pessoas gosta destes produtos de armazenagem da Tupperware que não sai de linha. Eu ainda tenho um destes, mas não pretendo manter. Também tem outra linha de armazenagem da Tupperware do estilo deste de tampa amarela. Apesar de serem cilíndricos, vedam bem e têm a facilidade de serem empilháveis ocupando pouco espaço. Resolvi que era uma boa opção para colocar na frente sem ocultar os potes de trás, aproveitando o espaço que sobra. Neste modelo, gostei dos de volume próximo de 500 ml, só que os da Tupperware já estão fora de catálogo e não consegui comprar: antes de saber quantos de quais volumes eu precisaria já não tinha para vender. Acabei ficando com uns poucos que ganhei mesmo e resolvi completar com alguns de outra marca.
E por fim, achei uma linha de potes de rosca da Sanremo que tem os modulares compridos de base redonda. Por enquanto só estou com o de macarrão com tampa vermelha ao lado que eu adorei. Ainda quero comprar mais 3 do tamanho deste de tampa amarela para terminar de organizar esta parte da despensa.
Eu não cheguei a fotografar antes, mas além dos potes, eu tinha várias caixas e saquinhos com pregadores ocupando duas prateleiras suspensas acima da pia.
Este projeto de organização começou com o dilema para acabar com os carunchos em dezembro de 2014, primeiro reduzi a quantidade de produtos armazenados e depois procurei e comprei os potes que precisava para manter todos os produtos que acho importante ter em casa.
Foi um esforço grande para conhecer meu padrão de alimentação e não comprar comida para depois jogar fora.
Não me desfiz de todos os potes que tinha, já que todos são muito bons. Dei alguns, substituí por outros e joguei fora uns poucos. Nesta foto de janeiro de 2016, está bem perto do que eu espero ser a versão definitiva. Ainda vou me desfazer deste pote de leite e de um dos potes de sal embaixo. Em cima, os potes pequenos de temperos vão sumir e tem mais algumas coisas que estão na despensa e vão vir para esta parte do armário. Qualquer outro alimento que eu comprar não será em embalagem de mais de 500 g. Então vou usar os potes que ainda não comprei.
Antes eu não via muito bem onde as coisas estavam e também não tinha mais espaço para colocar os potes, então deixava improvisado em saquinhos. Por falta de espaços, colocava produtos semelhantes em lugares diferentes a ponto de ter dois potes de sal grosso. Eu agora consigo ver tudo o que eu tenho e acesso mesmo os potes de trás já que os da frente não encobrem. Agora tenho muito mais espaço, meu armário está organizado, todos os alimentos abertos estão em potes e não encontro mais bichos. Esta foi a melhor parte de tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.