sexta-feira, 4 de março de 2016

Caderno de Organização

Já não é de hoje que eu acostumei usar cadernos antigos para me organizar. A princípio utilizava apenas com lista de tarefas no trabalho. Em 2015 comecei a usar o caderno para informações gerais e papeizinhos de anotação para os detalhes na revisão de um documento. 
Durante a revisão de um documento eu realizo 6 ou 7 leituras na íntegra do documento porque não consigo avaliar tudo ao mesmo tempo. Então anoto nestes papéis avulsos as coisas que preciso atentar nas leituras seguintes. E, olha, não é exagero. A pior coisa que pode acontecer, que sempre acontece e eu pego nas leituras seguintes, são erros de ortografia e formatação na versão oficial do documento. 
Voltando para o caderno, tenho apenas a lista bruta de tarefas em andamento. Algumas são preocupações minhas mas a maioria são demandas que recebo por email.
Para a minha organização pessoal, faço uso de uma To Do List para as tarefas eventuais tipo pagar um boleto, lavar um sapato, agendar uma consulta e coisas desse tipo. Geralmente daqui saem as tarefas de faxina que eu faço no fim de semana. 
Tenho uma outra parte que eu me organizo para alimentação. São os alimentos que eu preciso terminar e não pretendo comprar mais, os alimentos que eu gostaria de abolir da minha alimentação, as receitas que eu pretendo utilizar para acabar racionalmente os alimentos e as minhas tentativas para melhorar os meus hábitos alimentares. Daqui eu adapto a minha lista de supermercado que geralmente faço em papéis avulsos. 
Outra lista de organização que eu faço são as listas de leituras e estas eu tenho muita dificuldade de sistematizar. A única que funciona bem é a de livros lidos.
Resolvi mostrar o meu caderno com um pouco de duas ideias em uma depois que vi o tutorial do planner 2016 do Organize sem Frescuras e o vídeo com o caderno de organização de leituras da Tatiana Feltrin. O meu dilema inicial era se eu deveria ou não utilizar algum tipo de planner para as atividades do blog. Um pouco depois, entre os videos que aparecem como sugestão no Youtube, vi a versão do caderno de organização de leituras da Tatiana que é muito parecida com o que eu uso. Só que ao invés de comprar um caderno novo para isso, eu reaproveito as agendas antigas.
Até 2013 eu comprava agenda todo ano, mas usava apenas alguns meses e depois quase que abandonava. Entre usar como caderno de anotações e caderno de organização, preferi esta segunda opção e depois descarto as páginas que não preciso mais.
O caderno de 2016:
Eu escolhi o que sobrou de uma agenda de 2010 que é a menor das agendas que eu tinha em casa. Eu usei esta agenda por dois anos seguidos. Então contei as páginas disponíveis, separei nas seções que eu queria criar e comecei a identificar. Usei aqueles marcadores auto-adesivos para fazer as divisórias e escrevi no próprio marcador o que representa cada divisória. Como elas são chamativas mas também flexíveis, não tem problema de enroscar em algum lugar e não amassa. Carrego este caderno sempre numa bolsa, junto com outros papéis de anotação ou mesmo do livros que estou lendo.
A primeira divisória uso para anotar as leituras do ano: Anoto o número sequencial da leitura, o nome do livro e do autor, o número de páginas e a data da conclusão. 
A segunda divisória estou utilizando para a parte de alimentação. Como havia dito fica meio que como um relato mês a mês e também uma lista dos produtos da vez que tenho a intenção de consumir.
Uma terceira divisória estou usando para as ideias: São ideias mal trabalhadas que podem virar projetos e depois vir a compor pautas para o blog. Essa parte fica bastante riscada, mudo de ideia, completo informação e ainda estou achando um jeitinho de usar melhor.
Tem mais uma divisória que utilizo para a lista de corridas a acompanhar no ano para cada categoria. Eu acho mais fácil conferir a listagem para me programar para assistir.
Mais uma outra divisória uso para a lista de leitura mês a mês como a que eu coloco no Balanço Mensal. Esta lista eu vou marcando o que eu concluí para atualizar no mês seguinte, mas sem repetir os livros que ficaram para trás.
Aos poucos acabei redimensionando as partes e fiz mais uma parte para colocar as minhas metas seja de leituras ou dos projetos que já estão em andamento. Estas listas estão virando seções no blog e são mais um backup para eu usar offline.
E tem uma parte grande de uma lista não categorizada para as tarefas do tipo To Do List. Nesta lista tem de tudo, não tem prazo e de tempos em tempos tenho que passar a limpo. Só uso cores diferentes para anotar o que são tarefas minhas e o que são tarefas para outros.
Estas fotos são de um mês de uso, não fotografei todas as seções que criei.
Quero aproveitar bem os espaços para ter todas as informações neste caderno que carrego praticamente sempre comigo. Estou testando outras ideias para absorver no futuro e acertar melhor o espaço de cada divisória para poder separar melhor. Espaço não é problema porque ainda tenho muitos cadernos, mas queria usar um só.
Eu ainda uso um outro caderninho só para anotar as leituras, mas esse não carrego comigo, pego da agenda e passo a limpo de tempos em tempos. Considerando o total de leituras no ano que venho fazendo, ainda tenho um tempo bom até tomar um novo caderninho de anotação de leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.