segunda-feira, 14 de março de 2016

Estoque Padrão

Eu pensei em chamar de estoque mínimo, mas na verdade o estoque só existe para as coisas que eu não pretendo consumir imediatamente. Então a ideia é colocar o máximo de coisas que armazeno para qualquer emergência que são os produtos que consumo com regularidade. Baseado nesta lista de produtos do estoque que faço a minha lista padrão de supermercado. Para alguns itens específicos, muitas vezes vou no supermercado só para comprá-los e já me organizo para não deixar nenhum ingrediente sobrar.

Entre os produtos frescos de geladeira, sempre preciso ter:

alho picado (se tiver aproximadamente uma colher de café posso comprar mais);
requeijão;
manteiga;
uma geleia;
iogurte em forma de morango;
outro iogurte de frutas;
molhos (ketchup e mostarda);
uma variedade de fruta;
uma variedade de verdura;
uma variedade de legume que não batata e cenoura;
batata;
cenoura;
cebola;
tomate;
alface e tomate para salada;
leite longa vida integral;
suco ou chá;
ovos (se tiver aproximadamente 3 posso comprar mais);
pão para lanche de ovos e tipo bisnaguinha;
cerveja;
comida preparada que sobrou no fim de semana para a marmita e o jantar da semana.

Já na despensa, depois de muito lutar, acabei encontrando outra forma de conviver com os estoques e tenho reduzido bastante. É incrível que a minha preocupação começou para tentar ter uma alimentação mais saudável, e isto te traz a necessidade de comprar os produtos cada vez menos industrializados e fazer o preparo completo.

Mantenho na despensa:
arroz;
açúcar e açúcar mascavo;
café;
coador de papel;
sal refinado ou sal grosso;
farinha de milho e fubá;
farinha de mandioca;
farinha de trigo;
macarrão e macarrão para sopa;
feijão;
achocolatado;
leite longa vida;
2 a 3 tipos de biscoitos;
molho de tomate;
seleta de legumes e mais 2 conservas;
temperos: molho de pimenta, molho de soja e molho inglês.

Ainda não gosto muito de manipular carne, por isso compro peça. Muitas vezes compro um frango inteiro destes congelados e o marido me ajuda a limpar e por para cozinhar. Eu descarto os miúdos, ainda não consigo encará-los como alimento. Mas eu preparo os caldos e congelo ao invés de usar os caldos prontos, uso sal grosso sempre que não for necessário o sal refinado e privilegio as receitas que posso usar farinha de trigo integral e açúcar mascavo. Faço sempre as minhas sopas com legumes sem bater no mixer e ficam muito saborosas e também faço farofa quase toda semana. Quero chegar ao ponto de fazer os meus pães e biscoitos, o molho de tomate e até a massa do macarrão.
Mas por enquanto, não sou hipócrita de dizer que não entram porcarias na minha casa, mas posso garantir que ultimamente é muito pouco. Ainda tenho umas porcarias que não acabaram mas pretendo simplesmente não mais comprar. E tem outras que duram um tanto e depois de um tempo que acabam, só volto a comprar quando sinto saudades. É o caso dos cereais matinais para fazer mingau, as misturas para preparo de bolo, massa de lasanha, essência de baunilha e fermento em pó.
Depois de várias semanas falando sobre produtos de beleza, algumas semanas falando sobre comida. Por enquanto ainda não penso em periodicidade para estes assuntos, então devem voltar a ocorrer assim, mais ou menos agrupados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.