terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mais Uma Gaveta

Quem me acompanha no instagram já deve ter visto esta foto. Eu precisei me adaptar às mudanças que vim fazendo na minha casa até que comecei a temporada de destralhamento. Ainda estou muito longe de terminar, mas fiquei com duas ideias na cabeça. Uma era de mudar umas coisas de lugar e tirar parte do que fica por cima da bancada da cozinha e a outra era liberar um espaço na cômoda para as roupas que sobraram na mudança. Eu fiquei maturando estas ideias por todo o último mês e resolvi colocar em prática essas mudanças na última semana. Foi uma mudança muito pequena que fiz na casa. Na cozinha, por exemplo, ainda tenho várias coisas na bancada. Mas agora, o espaço que eu tenho para a despensa de alimentos está reduzido, então não tenho como comprar a mais. Tenho certeza que isso pode me ajudar a controlar os excessos. Não quero mais ter produtos antigos armazenados. Claro que acabou ficando um pouco entulhado e posso começar a "perder" as coisas nos armários. Esse será meu desafio, mas acho que vai valer a pena. Futuramente, espero ter a bancada bem mais vazia do que está agora e poder fotografar.

A arrumação na cômoda tinha ainda outro propósito; na grande arrumação que fiz em dezembro, deixei para trás a gaveta de joias e bijuterias, as roupas íntimas e as minhas camisetas. A gaveta de joias e bijuterias eu já arrumei a ponto de caber tudo lá dentro. Ainda tenho muito mais coisa do que o que eu uso, mas não pretendo me desfazer de nada por enquanto. As minhas camisetas eu já sei como resolver. Não vou reformar para um tamanho que eu consiga usar com estava pensando, vou fazer um craft, mas ainda não sei se vou costurar à mão ou fazer uso de uma máquina. Se eu optar pela máquina, vou precisar pedir ajuda e não sei se estou disposta a ouvir palpites, então estou adiando este projeto para outro momento que eu esteja mais resolvida.
As roupas íntimas estavam na tal gaveta da cômoda que eu pretendia esvaziar e foram escolhidas para o projeto da vez. No fim das contas, eu já nem precisava mais do espaço para conter a temporada de destralhamento, então só precisava aproveitar melhor os espaços. Eu não me desfiz de tudo, nem me dei ao trabalho de separar o que vai e o que fica porque eu ainda não estou preparada para isso (acho que é porque não gosto de imaginar alguém aproveitando e prefiro jogar fora, só que parece um desperdício). O que eu fiz foi setorizar as peças por categorias, as mais novas, as mais velhas, as de uso geral, as de uso específico e coloquei em duas gavetas menores na outra parte do guarda roupa. Esta gaveta grande acabava deixando tudo entulhado. Fora que a maior parte das minhas roupas não está deste lado do guarda roupa. Agora esta gaveta está vazia. É o meu segundo cantinho vazio.
Por que valeu a pena se eu só mudei de lugar? Apenas uma das gavetas menores estava vazia, a outra estava com algumas blusas de manga comprida que foram para outra parte do guarda roupa. Algumas peças estavam sem lugar, rolando pelo quarto e agora acharam o cantinho delas. A gaveta estava muito cheia, não cabia mais nada. Depois da arrumação, as gavetas menores ainda estão muito cheias, mas eu vejo tudo o que eu tenho e consigo escolher sem ficar revirando, o que vai deixar mais arrumado e evitar que eu compre algo que eu não preciso porque eu não sei onde está. Outra vantagem é que o espaço está limitado. Não tem como avançar sobre outras peças. O grande saldo positivo está na diminuição da bagunça. Poderia ter feito mais, mas o trabalho não está concluído, só esta etapa.
Apesar de eu ter dito que não mexi nestas peças na arrumação de dezembro, eu cheguei a descartar umas poucas coisas. Depois disso já me desfiz de um biquíni, dois pares de meias, uma calcinha e um sutiã. Comprei dois maiôs, ganhei uma calcinha e só. Também posso comemorar que tirei todas as etiquetas das peças que estavam guardadas e voltei a usar 3 meias-calças que estavam guardadas fazia tempo. Também já percebi duas peças que estão passando do aceitável e não devem prosseguir em uso por mais tempo. Agora estou com mais coragem para descartá-las.
Desta vez, estou comemorando uma gaveta vazia. A partir de agora, posso usar tudo o que eu tenho e diminuir a quantidade de peças quando perceber que aquela já não atende as minhas necessidades e vontades. É mais fácil esvaziar uma gaveta menor, então primeiro troquei a gaveta grande por duas pequenas e depois vou tentar esvaziar uma das pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.