segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Primeiro Projeto de Organização

Certamente este não foi o primeiro projeto que eu fiz, mas considerando o desespero por busca de organização, esta foi uma solução que eu encontrei e que depois de algum tempo consegui colocar em prática.
O Problema:
Temos uma mesa baixa para criança e costumava deixar os livros e os materiais de desenho sobre ela. Pela grande variedade de materiais e de tamanho dos livros, já não tinha espaço para abrir na mesa e desenhar. Então a tarefa da escola, que poderia ser feita nesta mesa, estava ocorrendo na mesa de jantar. Não vejo problema nisso. Mas o uso esperado daquela mesa não estava ocorrendo, havia se tornado um mero depósito de materiais. 
A Solução:
1. Delimitar o espaço:
O primeiro passo foi isolar no local apenas os itens relacionados a desenhos. Tirei de lá outros brinquedos e livros. Depois de doar alguns livros e organizar o cantinho de livros (ainda não está bom, e preciso realizar um projeto aqui) arrumei a pilha de livros de atividades, mas ainda não havia espaço para sentar e fazer as atividades nesta mesa.
2. Reduzir os excessos:
Mesmo jogando fora o que não poderia mais ser aproveitado, na verdade ainda existe um valor sentimental daquelas obras. Então não poderia simplesmente ir jogando fora. Comecei dos desenhos mais antigos, sem muito significado. Os demais deixei por lá. Em algum momento vamos ter que trabalhar neles, mas começo com o que não tem tanto valor sentimental. Fizemos um combinado: terminar os livros de atividades não terminados e jogar fora. Alguns desenhos podemos guardar, mas um livro inteiro não. Regras claras, escolhemos um livro e fizemos todas as atividades restantes, duas ou três por dia, nos fins de semana. Desde que começamos com esta regra, mais de dois meses, já terminamos 3, ainda temos muitos outros. Não temos um prazo para terminar. Guardamos pouca coisa, mas com este pequeno progresso já consigo organizar melhor o espaço da mesa para voltar a ter espaço para desenhar. Aqui a regra é diminuir até caber no espaço definido e depois manter.
3. Melhorar as condições de uso:
A outra parte do projeto, era minha: fazer um revisteiro para guardar os livros e pastas na vertical. Poderia comprar pronto, até mais do que um, mas como eu tinha os materiais em casa e queria um só, preferi fazer. Defini que queria um só porque a mesa é pequena, mais de um não resolveria problema algum. Talvez quando tiver uma escrivaninha e os materiais estiverem na estante, seja razoável um espaço maior.
Usei uma caixa de cereal por medida, cortei e colei papelão mais grosso (desses que vem no jogo de lençol) e ainda falta encapar com plástico adesivo. Todos os materiais eu tinha em casa com exceção da caixa de cereal. Foi a última que comprei, esperei o cereal acabar e na última sexta pude iniciar o projeto. Deu um pouco mais de trabalho do que eu imaginava, mas até que ficou bom. 

O Resultado:
Essa arrumação motivou a trabalhar nos livros que restam e ainda fez descobrir os livros que estavam esquecidos. Temos muita coisa em casa e sem perceber acabo comprando uma coisa aqui e outra ali. Quase toda semana ganhamos um novo desenho para pintar, compramos um livrinho de atividades... A oferta é enorme. Cada festinha de aniversário é um novo conjunto de giz de cera. E assim a mesa foi enchendo e enchendo. Parece um pouco injusto obrigar a fazer as atividades e jogar fora, mas com a opção de guardar algumas páginas e o incentivo de sentar junto e fazer, estamos aproveitando bastante os livros. Apesar de ter muitos, também conseguimos dar cara de novidade para os livros antigos que estavam esquecidos e não terminados. Não temos a regra de ser um de cada vez, mas como tirei de lá os livros mais novos, acaba reduzindo um pouco a variedade. Quando todos os livros couberem no revisteiro, então podemos comprar um novo. E isso também é um incentivo para que as compras não sejam desnecessárias. Delimitamos os espaços. Também não fizemos uma regra do que guardar, mas estamos conseguindo guardar pouco, sem exagero. E o espaço para estas lembranças, incluindo as da escola fazem parte de também outro projeto.

Como estas pequenas soluções estão fazendo muita diferença na minha vida, vou trazer mais destes pequenos projetos. Consigo fazer mais ou menos um por mês e são soluções baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.